5 dicas para manter a sua dieta equilibrada.

5 dicas para manter a sua dieta equilibrada.

Manter uma dieta equilibrada é um desafio encarado por muitas pessoas. O essencial a se saber é que, seguindo algumas dicas e orientações, é possível emagrecer com saúde e sustentar uma dieta equilibrada. Veja neste artigo!

Qual a importância de uma alimentação equilibrada?

Antes de fazer qualquer dieta equilibrada você deve estar ciente de que é necessário até 44 nutrientes conhecidos para manter o organismo funcionando e se formando com saúde. São eles: água, minerais, vitaminas, ácidos graxos, carboidratos, fibras e aminoácidos.

Esses agentes nutritivos são responsáveis por exercer trabalhos definidos e intransferíveis. Dessa forma agem, em geral, em conjunto. Assim se pode concluir que a falta de qualquer um deles, até os que são necessários em pequenas quantidades, podem ocasionar alterações no equilíbrio do organismo. Essas alterações são capazes de deixar a imunidade baixa, provocar excesso de peso, além de alterações de sono, problemas reprodutivos e problemas gastrointestinais.

Sendo assim, é essencial formar uma dieta equilibrada que seja rica em frutas, verduras, grãos, legumes e cereais integrais, por exemplo, para garantir que o organismo tenha um bom ancore de vitaminas, fibras, e minerais.

Um bom exemplo de dieta equilibrada que pode ser seguida é a pirâmide alimentar, que funciona como uma representação do que deve ser consumido. A pirâmide alimentar tem como base os cereais integrais, por exemplo: o arroz, as massas e os pães.

Isso significa dizer que esses alimentos precisam estar presentes na maior parte das refeições, desde que seja com moderação. Deve ser seguido de frutas e verduras, que serão consumidas pelo menos duas vezes durante o dia.

Existem outros fatores e informações sobre a importância da pirâmide alimentar para uma dieta equilibrada, por isso é aconselhável que você conheça sobre para que tenha como base na hora de formar uma dieta.

O que é uma dieta equilibrada?

É muito importante que você entenda, antes de mais nada, o que é realmente uma dieta equilibrada. Em resumo o que torna uma dieta bem equilibrada são algumas regras simples que são aplicadas para formar um plano de alimentação.

A base desse tipo de dieta é se alimentar da maneira mais versátil que for possível para não se prender a outros grupos de alimentos. Dessa forma, se pode aproveitar muitas vitaminas e minerais, tudo isso para que o organismo funcione direito.

Além de tudo isso, os ácidos graxos são muito importantes, além das proteínas de qualidade e das fibras naturais, que irão garantir uma flora intestinal realmente saudável.

Por exemplo, comer tomate ou maçã todo dia não é uma forma de equilíbrio. Os especialistas costumam recomendar um tipo de dieta diversificada e rica nutricionalmente (colorida). Veja alguns exemplos de alimentos ricos para uma dieta equilibrada!

  1. Legumes, frutas e vegetais
  2. Carboidratos integrais, batatas e mais
  3. Leite e derivados
  4. Carne, peixe e ovos.

Veja 4 dicas essenciais para manter sua dieta equilibrada.

Agora que você sabe o que caracteriza uma dieta equilibrada, é importante conhecer que existem algumas dicas por fora da simples alimentação para garantir uma boa experiência na hora de se alimentar.

Veja cinco dicas que podem ajuda-lo(a) nesse processo:

  1. Faça refeições a cada três horas.É essencial ter horários fixos e fracionados para se alimentar. Assim, o indicado é que seja feito a cada três horas, pois nos ajuda a manter o corpo mais acelerado.
  2. Comer devagar.É comprovado que o cérebro demora cerca de 15 a 20 minutos para receber a informação de que o corpo está alimentado. Assim, se você comer muito rápido, a informação irá chegar depois de você já ter comido mais do que precisava.
  3. Não faça jejum: Fazer jejum não é uma prática saudável.
  4. Seja persistente pois, uma dieta equilibrada mostra resultados à longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *